CVD Vale | Inovação, Tecnologia e Soluções em Diamante
EN | PT
Notícia


VER TODAS
Nova classe de material une carbono e diamante

Uma das principais características do DLC é a alta capacidade de aderência em aços de baixa e alta liga

O Diamond-Like Carbon (DLC) pertence a uma nova classe de material, cujas propriedades físicas e químicas são próximas às do diamante, com algumas vantagens adicionais, como deposição em grandes áreas e especialmente por ser possível sua alta aderência em aços de baixa e alta liga. É por esses motivos que este material é largamente estudado e já utilizado como superfície protetora em materiais metálicos, principalmente nos aços de uma forma geral.

 

A sua deposição pode ser feita via várias técnicas, mas entre elas uma se destaca, que é através de um processo CVD (Deposição Química de vapor, na sigla em inglês) assistido por plasma em sistema de vácuo. Neste processo é possível a deposição de um filme fino de DLC ao longo de todo o material, de forma tridimensional, e em baixa temperatura.

 

Tubos com revestimento de CVDOutras características importantes do DLC são o baixo coeficiente de atrito (menor que 0,1), ser auto lubrificante, ter alta resistência ao desgaste e alta dureza (10 a 40 GPa), possuir boa transparência óptica, boa aderência nos mais diversos tipos de metais (principalmente nos aços) e ser biocompatível. Além disso, é quimicamente inerte, podendo ser utilizado como tratamento anti-corrosão para os mais diversos tipos de ambientes agressivos.

 

O DLC pode ser utilizado em revestimento de paredes internas de dutos de fluídos abrasivos para evitar desgaste, válvulas, lâminas de corte (como facas, tesouras, entre outras), bicos injetores para pláticos e fluídos, guias fios e ferramentas de estampagem, peças automotivas (como pistões, anéis, pinos, e outros), materiais elétricos propensos a corrosão, na indústria aeroespacial, entre muitas outras aplicações.

 

 

 

30/07/2010

Newsletter
Todos os direitos reservados - CVDVale © 2016